sexta-feira, 6 de julho de 2007

Nas vésperas.

Não páro sossegada na cadeira. Estou em pulgas... Impossível concentrar-me no que estou a fazer. Sexta-feira, calor de verão. Por si só já nos põe com vontade de pular para fora do gabinete. Mas não, não é nada disso. Estes nervinhos têm um nome: vésperas da Festa dos Tabuleiros! Eu já sabia, é sempre a mesma coisa, mas este ano parecem maiores, talvez sejam mesmo, sinto a dobrar, afinal de contas não estive na última festa... o que significa oito anos de espera.
Telefono a uma amiga, italiana apaixonada por um tomarense, então amanhã encontramo-nos? Sì, sì! Vou levar tabuleiro! Acho fabuloso! Uma italiana de tabuleiro à cabeça! Que pensam? Julho em Tomar é quentinho, e carregar trinta quilos à cabeça durante cinco kms não é fácil... É concerteza muito especial esta festa para mobilizar e cativar tantas pessoas desta maneira. Na defesa da tese, pergunta-me um Professor: "Então, essa vaidade que as raparigas sentem ao carregar o tabuleiro no cortejo é comparável à das raparigas que desfilam no carnaval de Loulé? Não? Se me diz que muitas participam não por uma questão de fé...". Percebi o tom provocatório, e confesso que me deu até um certo gozo o descabimento da comparação, expondo com maior veemência e vivacidade as motivações para se participar na festa.
Ligo a um amigo tomarense, que tirou férias para ir para Tomar mais cedo, à semelhança de tantas outras pessoas, segundo ouvi dizer. Faz-me um relato do que se está a passar! - Eh pá, tou aqui a ajudar... Uma fita? Azul ou encarnada? E o martelo, precisas? Desculpa, estou aqui a ajudar a enfeitar uma rua, pediram-me... Bom, se telefonei com o intuito de serenar, não resultou! Vou pegar na trouxa e na máquina fotográfica e pôr-me a caminho. Não quero perder uma pitada!

9 Comentários:

Blogger franceso disse...

Mesas postas, gente a entrar e a sair. Fala-se alto, mais porque nao se consegue conter a excitacao da festa, do encontro. Fala-se de tudo e de nada. Ri-se muito. Fazem-se confidencias no canto do sofa...
É a altura em que tenho o bichinho na barriga que diz que nao estou no sitio certo.

Para ajudar, o Francois quer ir para o jardim jogar com aquelas bolas "à turista" em que se faz pontaria para acertar perto...

Vá, vamos lá...

:)

6 de julho de 2007 às 20:19  
Blogger nesca disse...

Mas quem é que pode comparar 1 festa com outra?!! Nada a ver! Sinto-me 1 privilegiada e com orgulho carreguei 1 tabuleiro na festa há 4 anos atrás!!!
Tenho muita pena de não ter podido ir este ano!!

8 de julho de 2007 às 18:18  
Blogger Branca disse...

Queridíssima amiga luso-franco-alemã,
gostei bastante da tua descrição!

Mal cheguei quis sair para a rua, não contendo o entusiasmo: "vamos, vamos para a Festa!" e perguntava-me alguém novo nestas andanças: "Mas que há hoje?" Que difícil explicar...Há "Mesas postas, gente a entrar e a sair. Fala-se alto, mais porque nao se consegue conter a excitação da festa, do encontro". É exactamente isso!

9 de julho de 2007 às 18:30  
Blogger Branca disse...

Querida Nesca,
a comparação é absurda realmente, mas curiosa! Mas percebi a provocação e ainda me rio hoje com isso..

Daqui a quatro pode ser que levemos outra vez!

9 de julho de 2007 às 18:34  
Blogger panamá disse...

Ainda vou ficar na ignorância por mais 4 anos! Fiquei triste de não ter podido ir e viver e perceber a importância e a beleza da Festa ds Tabuleiros! Contudo, o espírito foi transmitido neste blogue. Obrigada pelo levantar do véu. Muitas beijocas boas, jóinha!

9 de julho de 2007 às 19:53  
Blogger Branca disse...

Lá te espero, Panamá! :)

10 de julho de 2007 às 11:44  
Anonymous Anónimo disse...

Já agora deixo aqui que nos dias seguintes, leia-se segunda feira de manha, nao paráva de espreitar aqui à procura de fotos. Estao excelentes!! Porque é que esperaste tanto tempo até descobrir essa veia?

PS: Até o "camisetas personalizadas" se entusiasmou com a festa dos tabuleiros!

Leo

13 de julho de 2007 às 22:45  
Blogger Branca disse...

E devo anunciar que os tabuleiros eram todos lindíssimos. Mas os mais primorosos eram os da freguesia da Sabacheira! As Sabachenses empenharam-se!! :D

Daqui a quatro anos vamos! Convence o "camisetas personalizadas" a acompanhar-te! :D

16 de julho de 2007 às 11:47  
Anonymous Anónimo disse...

Se me permites, nao quero ser acompanhada pelo camisetas personalizadas!!!

quanto a daqui a quatro anos, lá estarei! Com ou sem camisetas! e pelo que mostras das caras mais bonitas da festa, ainda temos que comer muita sopa...

:)

Porque é que só consigo ser anónima nesta vida??!!

17 de julho de 2007 às 10:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial